INÍCIO QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO ESTRUTURA NOTÍCIAS ARTIGOS CONTATO
 
 
Mensalão: 15 cidades vão às ruas pedir celeridade no julgamento
18.05.2012

RIO - Movimentos contra a corrupção vão promover neste fim de semana um mutirão em 15 cidades para recolher assinaturas com o objetivo de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) celeridade no julgamento dos 38 réus do mensalão. Mais de 28 mil pessoas já aderiram ao abaixo-assinado e a intenção é aumentar o máximo possível este número para pressionar os ministros a colocarem o tema em pauta.
 

Em meados de abril, 24 estados e o Distrito Federal fizeram manifestações com este propósito e, desde então, o número de adesões passou de 12 mil para as atuais 28 mil. As assinaturas já deveriam ter sido entregues no mês passado ao ministro Ricardo Lewandowski, com quem representantes dos grupos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política tinham uma audiência marcada. Lewandowski é revisor do processo, que tem o Joaquim Barbosa como relator.

Segundo o fundador do Movimento 31 de Julho no Rio, Marcelo Medeiros, o encontro foi desmarcado sem explicação do ministro. Ainda assim, eles tentarão entregar o abaixo-assinado a um ministro do STF ainda este mês.

O grupo de Marcelo é o responsável por promover a manifestação no Rio. Será no posto 9 da Praia de Ipanema, de 11h às 14h no domingo. O Movimento 31 de Julho já encontrou uma forma de tentar chamar a atenção de quem passa pela orla.

- Teremos uma jaula que vai representar a impunidade. Ela estará vazia, e nós vamos colocar uma bandeira do Brasil dentro. A ideia que a gente quer passar é a de que quem deveria estar lá dentro não está. Quem está aprisionado é o Brasil - disse Marcelo.

Estão programadas manifestações também em Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Campo Grande, Cuiabá e Cascavel (PR). Em São Paulo, além da capital, os grupos vão se reunir em São Bernardo do Campo, Botucatu, Dracena e Panorama. As manifestações coordenadas são marcadas pelo Facebook.

As assinaturas colhidas nos eventos vão se somar às da internet. Segundo os movimentos que coordenam a petição, já aderiram ao abaixo-assinado o príncipe João de Orleans e Bragança, o ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira, o diretor de TV Daniel Filho, a cantora Olívia Byinton e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.

Confira o horário do evento em sua cidade:

Belém - Basilica Santuario Nossa Senhora de Nazaré, das 8h30m às 13h de domingo

Belo Horizonte - Praça da Liberdade, no domingo

Botucatu - Na Praça do Bosque, Centro, das 10h às 15h de sábado

Campo Grande - Av. Afonso Pena, esquina com Rua 13 de maio, das 8 às 11 h de domingo

Cascavel - Lago Municipal, a partir das 14h, no domingo. Mais informações no Facebook

Cuiabá - Praça Alencastro (em frente à prefeitura), a partir das 9h, nos dias 18 e 19 de maio. Mais informações no Facebook

Dracena - Praça Arthur Pagnozzi, das 8h às 13h de domingo

Florianópolis - de 10h às 12h de domingo, na Trapiche da Av. Beiramar norte

Goiânia - às 10h de sábado na Praça Cívica, junto ao evento #ForaMarconi

João Pessoa - Coleta itinerante de assinaturas em vários pontos da cidade

Panorama - Em frente ao Mercado São João no domingo

Rio - Posto 9 da Praia de Ipanema, das 11h às 13h

São Bernardo do Campo - pista de skate no Centro (próximo à prefeitura), a partir das 11h de domingo

São Paulo - no MASP, das 10h às 12h de domingo e também na Universidade Uninove

Vitória - Praia de Camburi (Hotel Aruan), das 15h às 19h de domingo

 

Fonte: Portal Yahoo

WEBMAIL
Login
Senha
 
ADMINISTRATIVO
Login
Senha
 
 
CopyRight © 2010 - Eduardo Granzotto - TWNet