INÍCIO QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO ESTRUTURA NOTÍCIAS ARTIGOS CONTATO
 
 
Encontro internacional debate divulgação de informações digitais em formato aberto
04.06.2012

Especialistas de parlamentos da América Latina e do Caribe discutem formas de aperfeiçoar o uso da linguagem XML e de aumentar a oferta de dados abertos.

A Câmara dos Deputados promove de hoje a quarta-feira (6) o encontro internacional "Parlamentos Conectados: Introdução ao XML Legislativo", em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas.

O objetivo é debater como os parlamentos podem aperfeiçoar o uso da linguagem XML – uma linguagem de marcação html que define regras para descrição de documentos. Criada pelo consórcio W3C, a linguagem é um padrão aberto, sem detenção de direitos, que permite a ampliação do acesso da sociedade às informações no formato de dados abertos.

Os debates envolverão temas como transparência e gestão da informação, considerados prioritários na pauta dos órgãos de governo que querem se comprometer com a divulgação abrangente e irrestrita de suas atividades. O encontro terá a presença dos diretores de Tecnologia da Informação e Comunicação dos parlamentos de 17 países (México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai), além de especialistas do BID e das Nações Unidas.

O Congresso Nacional será representado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara; Rogério Ventura, diretor-geral da Câmara; Dóris Peixoto, diretora-geral do Senado; Leirton Saraiva, diretor do Centro de Informática da Câmara; Adolfo Furtado, diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara; e Luiz Antônio Eira, diretor do Departamento de Comissões da Câmara.

A Câmara dos Deputados promove o encontro no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e Caribe (Ripalc), da qual é integrante desde 2011. No biênio 2011/2012, a entidade tem como secretário-executivo o diretor do Centro de Documentação e Informação, Adolfo Furtado.

Para a realização do evento, como parte do programa Parlamentos Conectados, o BID tem o apoio do Fundo Italiano para Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento. Já a ONU promove o encontro com o suporte do seu Centro Global de Tecnologia de Informação e Comunicação para Parlamentos, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (ONU-Daes).

O evento será transmitido ao vivo pelo portal e-Democracia. Será possível enviar comentários e perguntas em inglês e em espanhol.

 

 

Fonte: Agência Câmara
 

WEBMAIL
Login
Senha
 
ADMINISTRATIVO
Login
Senha
 
 
CopyRight © 2010 - Eduardo Granzotto - TWNet