INÍCIO QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO ESTRUTURA NOTÍCIAS ARTIGOS CONTATO
 
 
STF começa a julgar núcleo político do mensalão
17.09.2012

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta segunda-feira, 17, os 23 réus acusados de compra de apoio político ao governo Lula. Entre os réus estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o pivô do escândalo, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). A sessão começa às 14h.

Nessa etapa, os ministros começam a julgar a quarta fatia do julgamento. A sessão terá início com a leitura do voto do relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa. A leitura deve levar ao menos duas sessões para ser concluída. Na sequência, revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, lê seu voto. Na semana passada, o STF concluiu o julgamento dos réus acusados de lavagem de dinheiro.

A expectativa é de que Barbosa vote pela condenação de Dirceu, apontado pelo Ministério Público como mentor do mensalão e acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha. 

Para sustentar seu voto,  o relator deve relembrar o contexto da vitoriosa eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, com os problemas financeiros da campanha e as dificuldades de montar uma base de apoio parlamentar sólida ao governo recém-empossado.

Ao Estado, o ex-ministro demonstrou tranquilidade e disse não estar deprimido, ao contrário do que se dizia sobre ele.”Não estou deprimido, pelo contrário. Com a vitória hoje do Timão, estou até feliz”, disse nesse domingo, 16, em entrevista por email. 

Fonte: Portal Estadão

WEBMAIL
Login
Senha
 
ADMINISTRATIVO
Login
Senha
 
 
CopyRight © 2010 - Eduardo Granzotto - TWNet