INÍCIO QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO ESTRUTURA NOTÍCIAS ARTIGOS CONTATO
 
 
INTERNACIONAL:Nicolas Sarkozy ouvido em tribunal sobre caso Bettencourt
23.11.2012

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy está a ser ouvido, desde esta quinta-feira, num tribunal em Bordéus por suspeita de um alegado financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007.

O antigo presidente francês, que chegou cedo ao palácio da justiça de Bordéus, arrisca uma acusação de abuso de pessoa incapacitada no âmbito do caso Bettencourt, da herdeira do gigante mundial de cosmética L"Oreal, Liliane Bettencourt, de 90 anos e que é considerada a maior fortuna de França.

Retirado aos 57 anos da vida política depois da derrota em maio contra François Hollande, Nicolas Sarkozy poderá também ser colocado sob o estatuto, bem menos pesado, de "testemunha assistente".

O estatuto jurídico de "testemunha assistente" é uma variante intermédia entre o da simples testemunha e do arguido.

Esta é a segunda vez desde o início da 5.ª República, em 1958, que um antigo chefe de Estado francês é convocado por um juiz, depois de Jacques Chirac, condenado no ano passado em dois casos relacionados com empregos fictícios na Câmara de Paris.

Os juízes querem determinar se o dinheiro de Liliane Bettencourt, enfraquecida psicologicamente desde setembro de 2006, serviu em proporções que ultrapassam largamente os máximos legais autorizados, e sem que tenha dado um consentimento claro, ao financiamento para a campanha de Sarkozy em 2007.

Fonte: Jornal de Notícias

 

WEBMAIL
Login
Senha
 
ADMINISTRATIVO
Login
Senha
 
 
CopyRight © 2010 - Eduardo Granzotto - TWNet