INÍCIO QUEM SOMOS ÁREA DE ATUAÇÃO ESTRUTURA NOTÍCIAS ARTIGOS CONTATO
 
 
TJRJ realiza união estável de 92 casais homoafetivos
10.12.2012

Noventa e dois casais homoafetivos tiveram o reconhecimento judicial de união estável oficializado na tarde do último domingo, dia 9, no Tribunal de Justiça do Rio. A maior cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas do mundo e a terceira celebrada no Rio foi realizada pelo governo do estado e pelo Poder Judiciário fluminense. Dos 92 casais, 70% eram do sexo feminino. A madrinha simbólica foi a desembargadora aposentada e presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias.

 O evento foi promovido pelo TJRJ, por meio do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (DEAPE); pelo Governo do Estado, através do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SUPERDIR/SEASDH); e pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos – NUDIVERSISS/DPGERJ.

Os casais estavam acompanhados por familiares e amigos e foram presenteados, na abertura da cerimônia, com a performance da atriz e cantora Jane Di Castro,  que preparou um repertório especialmente para a data, além de emocionar a todos com sua interpretação do Hino Nacional. A juíza Cristiana de Faria Cordeiro conduziu a cerimônia, que contou também com a presença da desembargadora Cristina Gaulia, idealizadora do Programa de Oficialização de União Estável Homoafetiva no Tribunal de Justiça.

TJ-RJ 

 

WEBMAIL
Login
Senha
 
ADMINISTRATIVO
Login
Senha
 
 
CopyRight © 2010 - Eduardo Granzotto - TWNet